domingo, 2 de novembro de 2008

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO


O Projeto Político Pedagógico de qualquer escola, independente da modalidade atendida deve ser elaborado como um processo coletivo, envolvendo os diversos agentes que fazem parte da realidade escolar, pois este documento representa um compromisso coletivo da comunidade escolar, objetivando a excelência no ensino, em um cenário de gestão democrática. A gestão não está ligada às ações de uma só pessoa, mas envolve toda a comunidade escolar. Apesar de o papel do Diretor ser fundamental, sozinho ele não consegue atingir as metas de uma educação de qualidade. Daí a importância de compartilhar idéias e projetos, delegar funções e verificar resultados com o Vice-diretor, o Supervisor, os Professores e demais Funcionários, ou seja, dividir a gestão da escola. Assim ela se torna uma gestão em rede.
Para tanto, devemos compreender que a escola possui identidade própria, sendo o PPP constituído sob a influência da sua realidade local. Planejá-lo requer encontrar no coletivo da escola respostas a uma série de perguntas: para quê? o quê? quando? como? com o que? por quê? com quem?... Permitindo, assim, à escola quebrar a rotina que às vezes se instala, reorganizando o seu saber, alterando as relações pessoais e de conhecimentos teóricos e práticos, construindo experiências concretas de educação, fazendo com que haja compromisso das pessoas que integram o processo educativo.

Acredito ser necessário que as escolas reestruturem-se, tanto fisicamente quanto em relação aos seus currículos escolares (adequando-os e não flexibilizando-os), para que dessa forma estejam preparadas para trabalhar com a diversidade e promover a inclusão, fazendo com que os profissionais da educação sintam-se seguros em trabalhar com estas crianças.

A inclusão escolar é uma revolução silenciosa, mas, para que ela aconteça, todos devem pensar em conjunto: escola e comunidade. E o primeiro passo deve ser olhar a educação de um outro jeito, discutindo-se, também, a qualidade da educação para todos, pois segundo Gadotti (2000) “a educação para todos supõe todos pela educação”.

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