domingo, 2 de novembro de 2008

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO


Do ponto de vista educacional, o processo de inclusão deve ser capaz de atender a todos, indistintamente, sendo capaz de incorporar as diferenças no contexto da escola, o que exigirá a transformação de seu cotidiano e, certamente, o surgimento de “novas formas de organização escolar, audaciosas e comprometidas como uma nova forma de pensar e fazer educação” (Oliveira, 2004). Assim a proposta de uma educação inclusiva coloca-nos frente a este grande desafio: transformar a escola da atualidade. Para que essa transformação aconteça efetivamente é necessária uma reestruturação da educação, fazendo com que a escola torne-se um lugar que atenda a diversidade, pois isso é fundamental quando se pensa em promover ações político-pedagógicas que visem à efetivação de um processo de ensino e de aprendizagem em concordância com as diferenças individuais (biológicas, sociais, econômicas, raciais, culturais ou de qualquer ordem). O melhor momento para se discutir essas questões seria na elaboração do projeto político pedagógico da escola, numa perspectiva inclusiva. Esse, certamente, seria um momento precioso, uma vez que ações inclusivas não surgem espontaneamente, mas dependerão de ações planejadas, as quais envolvem todos os setores sociais, não se restringindo à educação em si. O atendimento às necessidades educacionais extrapola a esfera meramente escolar e atinge todas as instâncias sociais, desde os setores de saúde e assistência social até o âmbito familiar. A elaboração do Projeto Político Pedagógico, que inclua as necessidades educacionais dos alunos que freqüentam a escola, exige que a equipe pedagógica realize um mapeamento de sua clientela, identificando “o perfil das necessidades (...) para decidir que serviços e recursos deverão criar e manter para satisfazer tais necessidades” (Aranha, 2000). É a partir da análise desse perfil que a escola deve mapear e estabelecer suas linhas de ação para o planejamento da implantação de um sistema escolar inclusivo. Isso exige tempo, mas com um plano de trabalho bem elaborado, que permita traçar as prioridades e prever o acontecimento dessas ações, certamente a escola irá caminhar de forma gradativa, para que as mudanças ocorram na direção desejada e possam, ao longo do tempo, efetivar o sonho de uma escola pluralista, democrática e de qualidade, em conformidade com os princípios norteadores da Educação Inclusiva.

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