domingo, 12 de outubro de 2008

Contribuições das TICs na alfabetização e letramento


Trabalhar com um currículo focado na alfabetização e no letramento não é um processo fácil, mas quando se tem um grande objetivo, todo esforço vale a pena. Principalmente quando o desafio significa garantir a todas as crianças e jovens o direito de aprender a ler, a escrever e a usar nossa língua em diferentes contextos e situações. Mas como garantir que continuem aprendendo e possam participar e usufruir dos espaços e dos bens disponibilizados pelo mundo letrado? Como tornar isso mais fácil, principalmente para aquelas crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem?

Para tornar esse caminho menos árduo podemos buscar algumas contribuições nas tecnologias da informação e de comunicação na prática docente, assegurando o direito de aprender àquelas crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem devido àlguma deficiência ou déficit cognitivo.

Para tanto, torna-se necessário que vejamos o computador como mais uma possibilidade de representar o conhecimento e buscar novas alternativas e estratégias para se compreender a realidade. O computador pode promover a aprendizagem dos alunos e ajudar na construção do processo de conceituação e no desenvolvimento de habilidades importantes para que ele participe da sociedade do conhecimento (letramento) e não simplesmente facilitar o seu processo de aprender a ler ou escrever bem (alfabetização).

Sendo assim, o professor tem à mão diversas ferramentas para ajudá-lo a alfabetizar e letrar os seus alunos, inclusive aqueles que apresentam deficiências. Cabe ao professor ser criterioso na escolha dos softwares educativos, ser cuidadoso ao selecioná-lo, sempre levando em conta a necessidade e a dificuldade do seu aluno.

Para melhor se informar a respeito das contribuições das TICs na educação especial, o professor deverá se inteirar a respeito das tecnologias assistivas, pois elas reduzem ou eliminam as limitações decorrentes das deficiências física, mental, visual, auditiva, com o propósito de promover a inclusão social das pessoas com deficiências.
Também deverá saber o que é alfabetização e o que é letramento.

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