sábado, 4 de outubro de 2008

Cinco eixos

No aprendizado da língua escrita cinco eixos fundamentais são considerados:
  1. Compreensão e valorização da cultura escrita (letramento);

  2. Apropriação do sistema de escrita (alfabetização);

  3. Leitura e interpretação de textos;

  4. Produção de textos escritos;

  5. Desenvolvimento da fluência em oralidade.

Deve-se considerar a concepção de língua e ensino de língua que fundamenta o desenvolvimento de uma proposta calcada nesses cinco eixos.

  1. Em todas as atividades propostas, é fundamental que o alfabetizador discuta com os alunos a respeito dos gêneros textuais identificados, a sua função social, o lugar onde esses textos circulam (no meio escolar, doméstico, urbano, entre outros). Uma atividade importante é mostrar aos alunos os locais onde são encontrados grande número de portadores de texto: bibliotecas, livrarias, bancas de revistas.

  2. Apropriação do sistema de escrita diz respeito à apropriação, pela criança, do sistema da língua. Isto é, trata-se da aquisição das regras que orientam a leitura e a escrita no sistema alfabético, bem como do domínio da ortografia da Lingua Portuguesa. Nesse sentido, é importante que o alfabetizando compreenda diferenças entre sa escrita alfabética e outras formas gráficas, compreendendo, por exemplo, que a escrita se organiza da esquerda para a direita e a função dos espaços em branco e dos sinais de pontuação, reconhecça unidades fonológicas como rimas, sílabas, terminações de palavras, identifique as letras do alfabeto, compreenda sua categorização gráfica e funcional e utilize diferentes tipos de letras tanto na leitura quanto na escrita.

  3. A leitura é uma prática social que envolve atitudes, gestos e habilidades que são mobilizados pelo leitor, tanto no ato de leitura propriamente dito, como no que antecede a leitura e no que decorre dela. Assim. o sujeito demonstra conhecimentos de leitura quando sabe a função de um jornal, quando se informa sobre o que tem sido publicado, quando localiza pontos de acesso público e privado aos textos impressos (bibliotecas), quando identifica pontos de compra de livros (livraria, bancas, etc.). Dizendo de outra forma, depois que um leitor realiza a leitura, os textos que leu vão determinar suas futuras escolhas de leitura, servirão de contraponto para outras leituras.

  4. Muitas crianças chegam à escola sem saber não só como se escreve, mas também por que e para que se escreve. Essa capacidade deve ser trabalhada desde os primeiros dias do Ensino Fundamental. Uma palavra qualquer, um nome próprio pode ser um texto, se forem usados numa determinada situação para produzir um sentido. Com essa compreensão do que seja texto, pode-se afirmar que crianças de apenas seis anos podem produzir textos escritos desde os primeiros dias de aula. Tornar-se usuário da escrita eficiente e independente implica saber planejar, escrever, revisar (reler cuidadosamente), avaliar (julgar se está bom ou não) e reelaborar (alterar, escrever os próprios textos).

  5. Dentre as habilidades que a criança necessita desenvolver, algumas se referem, especialmente, ao convívio na sala de aula. Assim é necessário que se desenvolvam atividades para que os alunos aprendam a escutar o que os outros têm a dizer, a responder as questões propostas pelo professor e a emitir, com clareza, sua opinião em debates com os colegas e os professores, ou seja, expressar-se oralmente em diferentes situações comunicativas, empregando a variedade lingüística adequada.

3 comentários:

Anônimo disse...

Excelente artigo me ajudou muito, pois expressa claramente a concepção dos cinco eixos de alfabetização e letramento.

Anônimo disse...

Verdade. O texto está muito claro. Gostei muito!

Anônimo disse...

gostei muito porém ficou meio vago talvez com mais detalhes ficaria mais complexo